O Pilates para crianças proporciona além de outros benefícios já tão divulgados, o desenvolvimento de uma boa postura e consciência corporal.
Como coreógrafa e bailarina profissional, vejo uma lacuna nas aulas de dança para os mais novos. Da mesma forma em meu curso sobre Pilates & Treinamento é citada uma preocupação de nossa parte, profissionais da área de saúde, sobre a Especialização Precoce.
Existem duas atividades de maior destaque para essa faixa etária: na intenção de proporcionar saúde e uma boa postura a seu filho (a) é recomendado pelos médicos natação ou dança. Excelentes modalidades, porém se estiverem inseridos num programa geral, onde a criança tenha a atividade como uma diversão e não como obrigação e algo imposto com cobranças de desempenho. Isso é muito difícil, pois é função do profissional de Educação Física descobrir talentos que futuramente possam tornar-se profissionais de destaque. Por que não a especialização tão cedo? É sabido pelo meio científico que várias crianças promissoras submetidas a treinamentos severos, no momento em que poderiam obter maior rendimento, já estão saturadas física e psicologicamente. Precisamos então de atividades complementares e não uma apenas que seja a solução para o melhor desenvolvimento dos pequenos.
Criamos o Pilates Kids. Nossa equipe multidisciplinar composta de profissionais de Educação Física, Dança e Fisioterapia dá o suporte necessário para o desenvolvimento de um trabalho focado na psicomotricidade. O objetivo maior é o aumento do vocabulário motor, tão importante para proporcionar a esse futuro jovem, ferramentas para o efeito de transferência, ou seja, de forma lúdica propomos movimentos do Método Pilates no solo e aparelhos, com respeito aos limites individuais, físicos e psicológicos. Deste modo, ao praticar a natação ou a dança ou outra modalidade escolhida, o entendimento corporal é maior, solicitando um número reduzido de repetições dos gestos específicos e com isso diminuindo a saturação física e psicológica. Essas aulas são moldadas com a ajuda da criança. O planejamento é flexível onde as idéias e opiniões de todos são levadas em consideração. São ritmadas com músicas variadas. Ministradas com no máximo três crianças com a mesma faixa etária (mínima de 7 anos de idade) e com o profissional especialista nessa idade e com ótimo entendimento do método Pilates.
Numa coisa todos concordam é que a escolha da atividade física seja feita pela criança. O pai ou a mãe pode levá-la a um estúdio de Pilates especializado, a fim de fazer uma aula experimental avaliativa para dois objetivos: identificar desvios posturais e corrigi-los ou ter o Pilates como suporte de outras atividades esportivas, no caso de futuros atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,pergunta, dicas e ou sugestões sobre esse assunto e sua profissão. Obrigado!