Como é citado por Godelive em seu método GDS, o desequilíbrio muscular é causado por uma pulsão pisicocomportamental e nos leva a uma reação do corpo afim de restabelecer seu "equilíbrio" e quando isso não acontece, saimos de uma linguagem falada para uma linguagem gravada. Dessa forma, assumimos como verdadeira determinadas posturas e a curto, médio e longo prazo, nos trarão dor , nos submetendo ao ciclo vicioso. Dor <=> má postura <=> + Dor <=> + má postura... Quando vemos, somos acometidos por uma inflamação, uma lesão...
Após a análise e diagnóstico do profissional competente, em geral ,o então paciente, é conduzido à fisioterapia e associada a ela ou após a mesma é encaminhado aos estudios de Pilates.
Após nova avaliação e traçado o programa ideal para esse aluno, constatamos a melhora significativa. Porém , por motivos emocionais de pressões sociais, particulares ou do trabalho, observamos as reincindivas.
Dependendo do tempo em que esteja submetido ao treinamento do Pilates, a recuperação é rápida e muitas vezes com poucos movimentos direcionados naquela mesma aula.
Mas e quando esse aluno nos chega sem um motivo aparente e apresenta uma postura errada e as vezes acompanhada de dor? Nesse caso, questionamos o nosso aluno das atividades desenvolvidas nos últimos dias e junto a isso é impressindível saber:
QUAL É A POSTURA ADOTADA PARA DORMIR?
Selecionamos aqui algumas posturas para dormir assumidas pelos nossos alunos com patologias ou algias em comum.
Daremos então algumas dicas para favorecer o processo de reequilíbrio postural, auxiliando nas aulas de Pilates e assim, serem de mais fácil auto-correção no dia-a-dia.
Todos já ouvimos dizer que a melhor postura para dormir é a em decúbito lateral, ou seja, de lado. Porém, devemos atentar para alguns detalhes.
Essa postura que vemos na foto acima apresenta duas posições de desconforto.
I - A cabeça está muito baixa. gerando tensão excessiva na musculatura do pescoço.
II - Os dois ombros. O direito está sendo pressionado e o segundo tensionando.
OBS: Se o seu caso é bursite ou tendinite de ombro essa postura não é a ideal.
O QUE FAZER?
I - A escolha do travesseiro é fundamental. O travesseiro deverá ter a largura igual a distância entre sua cabeça alinhada e seu ombro (que antes estava pressionado- na foto o direito) encaixado.
II - O segundo ombro (antes tensionado) agora repousa suavemnte encima do tronco e quadril que também agora se apresenta confortável em alinhamento com uma almofada entre os dois joelhos.
Essa seria a melhor postura.
MAS EU SÓ CONSIGO DORMIR DE BARRIGA PARA BAIXO!
OU ASSIM?
I - As duas posturas geram impacto no ombro. Novamente, para vc que já possui problemas nessa articulação é melhor não adotá-la.
II - Também nas duas, a cervical não é favorecida , sendo a segunda pior.
III - Temos mais um ponto do corpo em tensão. A lombar. Então se vc acorda sempre com dor lombar e dorme em decúbito ventral (barriga para baixo) esse pode ser o motivo, ou um deles.
COMO MINIMIZAR ESSA QUESTÃO?
Vamos entrar numa questão que costumo colocar como CUSTO X BENEFÍCIO.
I - Se o seu problema é não pressionar ou tensionar a articulação do ombro. Essa postura é uma alternativa.
II -Tire o travesseiro para que a cervical não tensione em extensão. Dessa forma, você estará promovendo um alongamento de trapézio do braço contralateral, ou seja , na foto o direito. Musculatura tão tensa nos ombros enrolados para frente.
III - Ainda pensando nesse ombro enrolado. Apoie uma pequena almofada ou um pedacinho de pano no ombro que está do lado onde a cabeça está virada e gire a palma da mão para baixo, desenrolando o ombro. (veja próxima foto).
MAS, E A QUESTÃO DA LOMBAR?
Nesse caso, o ideal é colocar uma almofadinha embaixo da barriga , afim de minimizar a curvatura lordótica.
E POR FIM SE VOCÊ PREFERE DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA!
I - O travesseiro alto demais, causará uma flexão grande demais na cervical.
II - Os braços para cima, novamente causa um impacto na articulação do ombro.
III - A lombar pode ficar aumentada com a extensão dos joelhos dependendo do tipo do colchão.
Não é legal!
O QUE FAZER?
II - coloque uma almofadinha abaixo do joelho. Assim, alem de minimizar a curvatura lordótica, ainda terá o benefício da melhora do retorno venoso.
* Nossos agradecimentos ao nosso aluno de Pilates e modelo dessas fotos, Raphael Rosa.
Djanira de Paula